terça-feira, 30 de novembro de 2010

Disse que me disse: Construção de Brasilia

Quem é o arquiteto responsável pelo projeto de Brasília? Várias seriam as pessoas que responderiam Oscar Niemeyer, porém ele não é o único responsável pela projeção de Brasília existe um outro nome envolvido, o do arquiteto Luis Costa, responsável pelo plano piloto.


Influenciado por Le Corbusier e seu projeto Cidade Radiosa, Costa produziu seu primeiro croqui, a cruz, que constituiria o esqueleto do seu plano, assumindo a silhueta de um gigantesco pássaro, algumas partes desse pássaro nunca foram construídas enquanto outras plenamente desenvolvidas.
Inspirado pelo slogan futurístico de Le Corbusier, para quem "uma cidade feita para a velocidade é uma cidade feita para o sucesso", Lucio concebeu superquadras como enclaves verdes alimentados pelo movimento controlado de automóveis.
Mesmo as quadras projetadas por Niemeyer possuem um caráter conceitual muito parecido ao Parque Guinle, projeto de Lucio Costa no Rio de Janeiro, acompanhadas do paisagismo de Burle Marx.
É evidente que sem o plano piloto de Lucio Costa Brasília não seria a mesma, não seria essa cidade modernista, ” não restam dúvidas de que Brasília permanece, até hoje, uma das cidades mais eficientes dentre aquelas pensadas como greenways automotivos construídas por toda parte no mundo”(Kenneth Frampton).
A arquitetura responsável de Lucia costa é ofuscada pela arquitetura mais estética de Niemeyer e acabamos deixando de valorizar a importância do plano piloto na construção de Brasília.


Fonte: Vitruvius

Nenhum comentário:

Postar um comentário