terça-feira, 23 de novembro de 2010

Disse que me disse: Vilanova Artigas

"Admiro os poetas. O que eles dizem com duas palavras a gente tem que exprimir com milhares de tijolos."

                                                                        (Vilanova Artigas)

Nascido em 1915 em Curitiba formou-se engenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da USP. Vilanova foi um dos responsáveis pelas primeiras manifestações do modernismo em seu estado, embora tenha atuado principalmente em São Paulo.
Foi influenciado por grandes mestres como Frank Lloyd Wright e Le Corbusier no inicio de sua carreira por volta de 1940, mais tarde em 1952 publica “Caminhos da arquitetura moderna”, em que contesta de forma dura e agressiva aos dois.
Está entre suas obras o Estádio do Morumbi projeto complexo que para sua execução foram necessárias 370 pranchas de papel vegetal, e hoje é um dos únicos estádios do Brasil que possuí um setor exclusivo para deficientes físicos e acompanhantes.

Sua marca registrada foi a utilização do concreto aparente em seus projetos, sendo usado não somente como elementos de função estrutural mas adquirindo valor estético.




Casa João Bettega, hoje Instituto Artigas (1944).



Artigas dedicou parte de sua vida ao magistério, elaborou quase 700 projetos em sua carreira. Faleceu em São Paulo, em 12 de janeiro de 1985.



Fonte:http://www.g-arquitetura.com.br/index.html
http://arquiteturabrasileirav.blogspot.com/2008/11/joo-batista-vilanova-artigas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário