quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Exposição Esses Espaços





Como promover mudanças estruturais nas cidades sem prejudicar a natureza? Sem destruir o que já existe?
Estas são indagações que nos vêm ao conferir a exposição Esses Espaços no museu Oi Futuro.
Estive lá e foi o que me veio à mente, demolir uma casa antiga para construir prédios tem sido uma prática freqüente, mas para que? O que faz o prédio ou a casa mais moderna melhor do que aquela que já está ali, que tem toda uma história?



A exposição também mostra o lado de quem constrói sem destruir o que já existe, mostrando a “natureza reconfigurando o urbano”, exposto em uma série de fotos do fotógrafo mineiro Pedro Motta, intitulada Reação Natural, de construções que ao serem projetadas em volta de  árvores tem ela em certos momentos como parte do todo.





 O asfalto está tomando conta das cidades, é o que critica as imagens do arquiteto Roberto Andrés, de como seriam as grandes cidades que têm rios como cartão postal se eles fossem asfaltados, a natureza sendo “engolida” substituída pelo cinza, o que também foi criticado em um vídeo na mesma exposição que mostra intervenções feitas pelo grupo Poro nos centros urbanos a fim de tornar a monotonia do asfalto mais colorida. Eles fazem aplicações de azulejo de papel em muros, substituindo por vezes propagandas que segundo eles são o que existe na linha de nossos olhos, eles fazem também jardins de flores artificiais nos canteiros centrais, cercados por asfalto, buscam trazer à tona aspectos da cidade que se tornam invisíveis.


  












Vale a pena conferir a exposição que fica no museu até 16 de dezembro, o museu fica na Av. Afonso Pena 4001. A Galeria fica aberta de terça a sábado, das 11h às 17h  e domingo, das 11h às 19h, entrada franca.


Um comentário:

  1. Adorei seu blog. Estou fazendo TFG de arquitetura, um parque público com lazer cultural e infantil com propostas de estímulo a experiência espacial, me ajudou muito no meu trabalho.

    ResponderExcluir