Questionada em uma aula de História da Arte e Arquitetura sobre quais arquitetos brasileiros conhecia além de Niemeyer percebi que não conheço muitos, resolvi conhecer um pouco mais sobre a arquitetura e os arquitetos brasileiros, vou dividir isso com vocês em uma série de postagens...
Rino Levi
Arquiteto brasileiro nasceu em São Paulo em 1901, se formou em Roma. Como diria o arquiteto finlandês Heikki Siren “Ele é um dos grandes mestres do racionalismo mundial". Rino Levi era um eximio projetor de interiores residenciais.
Uma frase dita por ele em sua primeira aula na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP mostra bem sua forma de fazer arquitetura: "Hoje nós projetamos de dentro para fora. Vamos ao terreno e imaginamos como viver nele, desde a entrada, os movimentos, o lugar da mesa, dos livros, sofás, camas, os aparelhos sanitários, equipamentos de cozinha... Aí colocamos as paredes, definimos espaços, aberturas, começam os detalhes".
"Nunca se atrelou a modelos", comprometido apenas "com a arte e a técnica de seu tempo, com os costumes e a natureza de seu país", diz Antonio Carlos Sant'Anna Jr.
Rino era afavor do crescimento urbano planejado, do estímulo à cidade vertical e controlada, do zoneamento, da metropolização como modernidade, pioneiro do discurso sobre "a responsabilidade social do arquiteto".
São algumas obras do arquiteto: Centro Cívico de Santo André,Cine Ipiranga, Casa Olivo Gomes, Edificio Columbus, Edifício Porchat, entre outros.
Rino Levi morreu em 1965, no estado da Bahia, enquanto procurava bromélias com Roberto Burle Marx, com quem fez parceria em vários de seus projetos.
Centro Cívico de Santo André
Casa Olivo Gomes.
Fonte: Vitruvius
Nenhum comentário:
Postar um comentário