Em busca de equilíbrio entre construções gigantescas e a preservação do meio ambiente, foi inaugurada em Dublin o Centro de Conferências Carbono Zero, eles acreditam que esta seja a primeira construção neutra em relação à emissão de carbono.
Trata-se de um prédio multiuso com uma grande sala de espetáculos, salão de exposição, salas múltiplas e pode acomodar até 8.000 pessoas, para isso conta com um sistema de ventilação com reutilização de energia para manter a qualidade do ar quando o prédio estiver cheio.
O prédio tem um formato inovador o que segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto se deve ao terreno pequeno com o qual trabalharam, ainda segundo eles isso não os atrapalhou já que o formato “resultou em um envelope mais eficiente da energia”.
Oi Dayane!
ResponderExcluirJá tinha lido sobre esse Centro no http://www.archdaily.com (que é basicamente inteeeeiro de "Disse-que-me-Disses")
Muito interessante,né?
Mas me veio uma questão importante na cabeça...a propaganda do prédio é de ser 100% sustentável, e eles até merecem palmas por terem atingido esse ponto...mas por ser tratar de um Centro de Conferências, ele abriga pessoas, MUITAS pessoas. E essas muitas pessoas emitem MUITO carbono só por estarem ali dentro. No fim das contas, o prédio só é 100% sustentável quando está vazio. Arquitetura também é isso, no fim das contas, né? Pensar não só na estrutura em si, mas nas suas condições enquanto está sendo habitado. Quem sabe, em um futuro próximo, não consigam atingir a verdadeira meta da sustentabilidade 100%?
Bjss!