quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Museu dos Brinquedos

Se divertir com brinquedos é muito bom, mas eu também adorei conhecer a historia deles na visita que fiz ao Museu dos Brinquedos.
Antigamente os brinquedos eram usados como ferramenta de trabalho pelos adultos, mas como as crianças não sabiam bem como usar deram as ferramentas uma utilidade diferente usando-as para brincar. Como o quebra cabeça, por exemplo, que criado por um Cartógrafo era usado para mostrar aos seus alunos onde se localizavam os paises, ou a perna de pau que era utilizada para atravessar áreas alagadas ou colher frutos em plantações altas e hoje e usada em circos para diversão das crianças.
Outros brinquedos eram usados em rituais ou para saber se você estava com sorte ou azar, é o caso da boneca que tem seus primeiros registros na África sendo usada para finalidades ritualísticas, já o dominó e uma versão do dado que sempre foi utilizado para definir sorte ou azar, os chineses pensaram em colocar duas faces do dado em uma peça só, e a chamaram de “domino gratias” (graças a Deus), ao serem jogados eles diziam essa expressão, as crianças começaram a jogar de outra forma e deram o nome de dominó.
Você pode conferir estas historias e varias outras nas exposições do museu, que conta com algumas exposições fixas e uma temporária que neste mês esta recebendo a exposição do Batman.
O museu é bastante interessante, embora tenha um espaço de exposição muito pequeno que não comporta todos os 3.000 exemplares que têm em seu acervo, ele foi idealizado por Luiza de Azevedo Meyer que durante um período fazia a exposição itinerante em shoppings, com seu falecimento, familiares e amigos deram prosseguimento ao projeto e criaram o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer em sua homenagem, que hoje é o Museu dos Brinquedos situado na Av. Afonso Pena 2564 em Belo Horizonte.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário